Galeria

Últimos assuntos
» PRÉMIOS MEO XLPARTY BRAGATECH 2012
Ontem à(s) 10:29 am por PTGAMERLAN

» Portugal não é só Lisboa e Porto
Sex Maio 18, 2012 11:36 am por On Line

» Gina Marrinhas em OLiveira de Azemeis
Seg Maio 14, 2012 4:57 pm por MClara

» Victor de Sousa e Luisa Amaro
Seg Maio 14, 2012 4:03 pm por MClara

» A mae…
Dom Maio 13, 2012 7:32 am por Filipe Martins

» Ponto de fusão
Dom Maio 06, 2012 12:52 pm por MClara

» A OUTRA MENSAGEM
Dom Maio 06, 2012 12:20 am por MClara

» QUANTO PODE VALER UMA BANDEIRA?
Sab Maio 05, 2012 7:22 pm por Filipe Martins

» Play Zon Pes Cup
Sex Maio 04, 2012 11:34 pm por PTGAMERLAN

» Sessão de Apresentação do livro "O ÚLTIMO IMPÉRIO" de Tiago Moita
Qui Maio 03, 2012 12:16 pm por MClara

» Todos os caminhos vão dar a UL
Qua Maio 02, 2012 5:05 pm por MClara

» PROVA QUALIFICATIVA DE TRAMPOLINS 2012
Qua Maio 02, 2012 4:59 pm por MClara

» Semana da Musica Antiga
Qua Maio 02, 2012 4:45 pm por MClara

» Improvisos com Luiz Avellar e António Vitorino D´Ameida
Qua Maio 02, 2012 4:33 pm por MClara

» MEO XLParty BragaTech 2012
Qua Abr 18, 2012 12:24 pm por PTGAMERLAN

» A Pontualidade da cor
Sab Abr 14, 2012 12:13 pm por MClara

» Apenas serà, uma outra Pàscoa?
Seg Mar 26, 2012 6:42 pm por Filipe Martins

» Castelo de Vide - Camerata Lusitana
Seg Mar 19, 2012 9:07 pm por MClara

» Gina Marrinhas em Aveiro
Ter Fev 28, 2012 3:06 pm por On Line

» E tu vais ficar em casa?!
Ter Fev 28, 2012 11:12 am por PTGAMERLAN

» Luisa Amaro em Concerto
Sab Fev 25, 2012 5:29 pm por On Line

» Luisa Amaro em Lisboa - 8 de Março
Qua Fev 22, 2012 8:18 pm por On Line

» Boas tardes
Qua Fev 22, 2012 7:13 pm por Isabelita

»  Hoje SONHEI.
Sab Fev 11, 2012 3:53 pm por Filipe Martins

» Clube Macinhatense - 84º Aniversário
Qua Fev 01, 2012 3:52 pm por MClara

Login

Esqueci minha senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

O Tempo não pára!
Tradutor - on - line
Volte sempre
Volte Sempre
Visitantes
tema
PT
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Recordar Zeca Afonso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default Recordar Zeca Afonso

Mensagem por MClara em Sab Jan 24, 2009 1:29 am

Esta semana senti uma enorme vontade de recordar Zéca Afonso. Que saudades .. "em cada esquina um amigo"..." Em cada rosto Igualdade ", assim cantava Z.A.. Pena é que, não procuramos Igualdade, a Fraternidade, está em desuso, e as Azinheiras estão em Extinção!

MClara
Convidado

default Re: Recordar Zeca Afonso

Mensagem por ZéManel em Dom Jan 25, 2009 1:27 pm

... e em termos de extinção, temos ainda; Os euros, o emprego, os políticos honestos, os padres crentes, o amor desinteressado e os lugares de estacionamento gratuito...

ZéManel
Visitante
Visitante

Emprego/lazer: Parapente
Pontos: 1251

default Re: Recordar Zeca Afonso

Mensagem por Jotace em Seg Jan 26, 2009 10:19 pm

O José Afonso (nunca gostei de lhe chamar Zeca, ainda mais porque sempre achei que Zeca era diminutivo de José Carlos, e ele era José Manuel), estranhamente, nunca entrou na minha colecção de discos. Pode parecer espantoso (já estou a ver a Maria de queixo no chão Rolling Eyes ), para um melómano inveterado como eu, e que gosta tanto de musica portuguesa, mas de facto assim é.
Se existem porquês para isto? Se calhar existem. Já estive muitas vezes com compilações musicais exaustivas dele na mão, daquelas com 2 ou 3 CDs, quase a trazê-las para casa, mas ... acaba por nunca acontecer. E acho que não acontece devido á completa banalização sofrida pelo José Afonso e as suas canções, desde a data da sua morte. Lá está ... é aquele eterno sindrome muito nosso, muito português, de homenagear, re-homenagear, relembrar, citar, reinventar, reeditar, recriar e reinterpretar até á exaustão as figuras que prematuramente nos deixam. No inicio da década de oitenta, na minha juventude, ele não era mais que qualquer outro musico nacional com carreira feita e provas dadas. Agora ... é uma divindade. E como divindade que é, é suposto e fica bem ser venerada. E tanto se venera que se banaliza. E julgo ser este o principal motivo para eu nunca ter sentido a necessidade de pegar no disco ou discos, e ouvir. Nunca chego a ter saudades. Ele ouve-se na rádio, e na TV, e fala-se e cita-se e recria-se em inumeras versões, e ... banaliza-se.
Outro motivo é decerto, e tambem, o facto de ele, para mim, não ser ‘o tal’. Sei que era um grande musico, sei que fez grandes canções (e admito que não conheço muitas, particularmente das menos conhecidas), gosto de o ouvir mas ... não me eriça os pelos dos braços, não me põe a sussurar-lhe, murmulhar-lhe ou cantarolar-lhe as melodias durante um dia inteiro. E fazem-me confusão os processos de endeusamento. E fico a pensar que, se o Fausto, ou o Tordo, ou o Zé Mário Branco, e outros do genero, tivessem tido em ‘sorte’ nos haverem deixado prematuramente, tambem eles seriam deuses, andariam permanentemente nas bocas do mundo, e existiriam todos os seus discos á venda no mercado, e já teriam sido feitas 25 compilações das suas canções, uma em cada aniversário comemorativo da sua partida. Pobre Fausto, já quase esquecido e abandonado por este povo, sendo ele o autor de algumas das mais bonitas canções que já se fizeram em lingua portuguesa. Pobre Tordo, que nem mesmo depois de ter sido condecorado com a Grã cruz da Ordem do ‘Faz-de-conta-que-és-muito-importante-para-nós’ pelo Presidente da Republica, tem direito a ter os seus discos editados no mercado, e, pior ainda, NUNCA, sim, NUNCA, viu ser-lhe editada, nos ultimos 20 ou 30 anos, uma compilação das suas melhores canções, sendo que muitas delas estão eternamente perdidas no passado, no tempo do vinil. Bem sei... estão há espera que morra, pois então. Merda de país este ... e desculpa lá, Maria, que até sei que não alinhas em 'canonizações' postumas de artistas, e perdoa-me José Afonso, que isto não é nada de pessoal contra ti, mas, afinal, parece que foste um felizardo por nos teres deixado tão cedo. Não fora assim, e provavelmente por esta altura... serias apenas mais um dos enjeitados da nação.

Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Pontos: 2085

default Á Grande .....

Mensagem por Publicis em Ter Jan 27, 2009 1:36 am

Ferino, sincero, objectivo e sempre realista.
pouco tenho a acrescentar, no entanto gostava de referir que muitos amigos meus cantam as músicas do José Afonso com lágrimas nos olhos, num recordar, que se não é o músico, talvez seja a geração sonhadora que todos pertencemos , os "filhos de Abril" e da qual ele foi o baluarte escolhido.
Paz á sua alma

Recordar é viver os que "partiram"

Publicis
Convidado

default Tras outro amigo tambem

Mensagem por Reporter On Line em Ter Jan 27, 2009 2:02 am

Reporter On Line
Membro Efectivo
Membro Efectivo

Pontos: 1375

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: