Galeria

Últimos assuntos
» PRÉMIOS MEO XLPARTY BRAGATECH 2012
Ontem à(s) 10:29 am por PTGAMERLAN

» Portugal não é só Lisboa e Porto
Sex Maio 18, 2012 11:36 am por On Line

» Gina Marrinhas em OLiveira de Azemeis
Seg Maio 14, 2012 4:57 pm por MClara

» Victor de Sousa e Luisa Amaro
Seg Maio 14, 2012 4:03 pm por MClara

» A mae…
Dom Maio 13, 2012 7:32 am por Filipe Martins

» Ponto de fusão
Dom Maio 06, 2012 12:52 pm por MClara

» A OUTRA MENSAGEM
Dom Maio 06, 2012 12:20 am por MClara

» QUANTO PODE VALER UMA BANDEIRA?
Sab Maio 05, 2012 7:22 pm por Filipe Martins

» Play Zon Pes Cup
Sex Maio 04, 2012 11:34 pm por PTGAMERLAN

» Sessão de Apresentação do livro "O ÚLTIMO IMPÉRIO" de Tiago Moita
Qui Maio 03, 2012 12:16 pm por MClara

» Todos os caminhos vão dar a UL
Qua Maio 02, 2012 5:05 pm por MClara

» PROVA QUALIFICATIVA DE TRAMPOLINS 2012
Qua Maio 02, 2012 4:59 pm por MClara

» Semana da Musica Antiga
Qua Maio 02, 2012 4:45 pm por MClara

» Improvisos com Luiz Avellar e António Vitorino D´Ameida
Qua Maio 02, 2012 4:33 pm por MClara

» MEO XLParty BragaTech 2012
Qua Abr 18, 2012 12:24 pm por PTGAMERLAN

» A Pontualidade da cor
Sab Abr 14, 2012 12:13 pm por MClara

» Apenas serà, uma outra Pàscoa?
Seg Mar 26, 2012 6:42 pm por Filipe Martins

» Castelo de Vide - Camerata Lusitana
Seg Mar 19, 2012 9:07 pm por MClara

» Gina Marrinhas em Aveiro
Ter Fev 28, 2012 3:06 pm por On Line

» E tu vais ficar em casa?!
Ter Fev 28, 2012 11:12 am por PTGAMERLAN

» Luisa Amaro em Concerto
Sab Fev 25, 2012 5:29 pm por On Line

» Luisa Amaro em Lisboa - 8 de Março
Qua Fev 22, 2012 8:18 pm por On Line

» Boas tardes
Qua Fev 22, 2012 7:13 pm por Isabelita

»  Hoje SONHEI.
Sab Fev 11, 2012 3:53 pm por Filipe Martins

» Clube Macinhatense - 84º Aniversário
Qua Fev 01, 2012 3:52 pm por MClara

Login

Esqueci minha senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

O Tempo não pára!
Tradutor - on - line
Volte sempre
Volte Sempre
Visitantes
tema
PT
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

eu cidadão....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default eu cidadão....

Mensagem por LINO MENDES em Qui Set 23, 2010 8:27 pm

EU

Cidadão

…me confesso preocupado como o futuro de Portugal está a ser discutido, embora sempre em nome do Povo mas na defesa de interesses instituídos, quando os cidadãos de corpo inteiro o que pretendem é justiça social.
E na verdade quem vai acompanhando o debate político conclui , que um bocadinho de cada uma das propostas, constituiria uma legislação justa.E,claro, temos que ser um Estado Social.

SAÚDE
Todos os sectores da vida pública são importantes, mas considero eu, que no momento ,o da Saúde será o mais prioritário porque sem irem às estatíscas morre gente das listas de espera e outros sem às listas irem.
Sou, naturalmente por um Serviço Nacional de Saúde, universal e tendencialmente gratuito, que dê resposta às necessidades da população independentemente da sua situação económico-financeira.Um SNS não pode ser dividido por escalões, e se é certo, cada um o deve pagar em função dos seus rendimentos , mas nunca de forma directa, mas através de impostos de que não devem estar isentos os privilégios à margem do que é considerado salário.
Quanto aos serviços privados de saúde claro que podem existir, como opção e não como necessidade e sem qualquer participação estatal isto é, nossa.

EDUCAÇÃO/ENSINO
Sigo a mesma linha de pensamento, considerando que o País deve dispor de uma Rede Escolar Pública de qualidade, e que o Ensino Privado deve ser pago única e exclusivamente por quem e por opção o frequenta. Quanto a essa qualidade, não posso pretender no todo um regresso à Escola do meu tempo, apenas porque mais do que a escola do respeito era a escola do medo. Mas quanto aos critérios de ensino saía-se da 4 ª classe e como então se dizia, a saber ler escrever e contar, o que hoje não acontece com muitos que ostentam o canudo da licenciatura.
Penso eu que a solução passa por mais poder ao professor, que apenas necessitava de ser regulado, e não completamente desautorizado chegando ao ponto de ter que fugir à frente de crianças mal educadas e a quem ensinaram que no menino não se pode bater.

JUSTIÇA
Pouco posso em consciência falar sobre a realidade da JUSTIÇA,a não ser que é demasiado demorada, com uma legislação favorável aos mais poderosos e de certo modo economicista,e que da mesma tem que ser abolido o termo PRESCRIÇÃO. Um Estado que o aceita, como hoje acontece, é conivente com o próprio delito.

ESTADO SOCIAL?
É evidente que sim, e apoios como o SUBSÍDIO DE DESEMPREGO e SUBSÍDIO DE INSERÇÃO são projectos bem-intencionados e medidas necessárias. Agora o que sempre entendi, foi que os mesmos deveriam ter a contrapartida de trabalho de âmbito social. Não aconteceriam como hoje acontecem situações calamitosas e altamente vergonhosas, e de quem alguém naturalmente tem a culpa.Mas estqa ,dizem-me ,morreu solteira.

Lino Mendes

LINO MENDES
Visitante
Visitante

Emprego/lazer: leitura,espectáculos....
Pontos: 911

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: