Galeria

Últimos assuntos
» PRÉMIOS MEO XLPARTY BRAGATECH 2012
Ontem à(s) 10:29 am por PTGAMERLAN

» Portugal não é só Lisboa e Porto
Sex Maio 18, 2012 11:36 am por On Line

» Gina Marrinhas em OLiveira de Azemeis
Seg Maio 14, 2012 4:57 pm por MClara

» Victor de Sousa e Luisa Amaro
Seg Maio 14, 2012 4:03 pm por MClara

» A mae…
Dom Maio 13, 2012 7:32 am por Filipe Martins

» Ponto de fusão
Dom Maio 06, 2012 12:52 pm por MClara

» A OUTRA MENSAGEM
Dom Maio 06, 2012 12:20 am por MClara

» QUANTO PODE VALER UMA BANDEIRA?
Sab Maio 05, 2012 7:22 pm por Filipe Martins

» Play Zon Pes Cup
Sex Maio 04, 2012 11:34 pm por PTGAMERLAN

» Sessão de Apresentação do livro "O ÚLTIMO IMPÉRIO" de Tiago Moita
Qui Maio 03, 2012 12:16 pm por MClara

» Todos os caminhos vão dar a UL
Qua Maio 02, 2012 5:05 pm por MClara

» PROVA QUALIFICATIVA DE TRAMPOLINS 2012
Qua Maio 02, 2012 4:59 pm por MClara

» Semana da Musica Antiga
Qua Maio 02, 2012 4:45 pm por MClara

» Improvisos com Luiz Avellar e António Vitorino D´Ameida
Qua Maio 02, 2012 4:33 pm por MClara

» MEO XLParty BragaTech 2012
Qua Abr 18, 2012 12:24 pm por PTGAMERLAN

» A Pontualidade da cor
Sab Abr 14, 2012 12:13 pm por MClara

» Apenas serà, uma outra Pàscoa?
Seg Mar 26, 2012 6:42 pm por Filipe Martins

» Castelo de Vide - Camerata Lusitana
Seg Mar 19, 2012 9:07 pm por MClara

» Gina Marrinhas em Aveiro
Ter Fev 28, 2012 3:06 pm por On Line

» E tu vais ficar em casa?!
Ter Fev 28, 2012 11:12 am por PTGAMERLAN

» Luisa Amaro em Concerto
Sab Fev 25, 2012 5:29 pm por On Line

» Luisa Amaro em Lisboa - 8 de Março
Qua Fev 22, 2012 8:18 pm por On Line

» Boas tardes
Qua Fev 22, 2012 7:13 pm por Isabelita

»  Hoje SONHEI.
Sab Fev 11, 2012 3:53 pm por Filipe Martins

» Clube Macinhatense - 84º Aniversário
Qua Fev 01, 2012 3:52 pm por MClara

Login

Esqueci minha senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

O Tempo não pára!
Tradutor - on - line
Volte sempre
Volte Sempre
Visitantes
tema
PT
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

O António partiu...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default O António partiu...

Mensagem por Jotace em Sex Jul 30, 2010 10:17 am

O António partiu.

Foi apenas metade do choque. A outra metade já eu tinha sofrido quando soube da sua doença. Foi apenas surpreendente por ter acontecido já, tão depressa, pois ainda há pouco tempo o tinha visto na TV, com o Bruno Nogueira, a tocar guitarra como se fosse um menino. Bem... na realidade ele sempre foi um menino. Acompanho-lhe a carreira desde muito cedo, tive o prazer de ver cerca de uma dezena de peças dele (“Arte” por duas vezes, “O que diz Molero”, as diversas ‘Conversas da treta”, entre outras cujos titulos já me escapam entre as brumas do tempo), e sempre foi um menino apesar dos cabelos irem mudando de cor, e as rugas ganhando acrescido relevo.

Enfim... havia sempre a esperança de que neste caso pudesse ser diferente, e que um dos mais fatais tipos de cancro pudesse, neste caso, poupar um homem importante para mim, para nós enquanto povo, e para os seus familiares e amigos. Mas o malfadado bicho levou-o, mesmo que o António tudo tenha feito para que o seu bom humor vencesse.

Cada vez que sou esmagado por mais uma fatalidade deste tipo, mais vontade tenho de ser menino, cada vez mais menino, como ele. Fazer o que gosto, procurar ser feliz e fazer feliz quem me rodeia (nem sempre é tão fácil como parece...), brincar com os brinquedos favoritos. Consta que os dele eram os palcos, e os Porsches. Ainda bem que ele quis brincar, e brincou, enquanto pode, e até ao fim, e não esperou por amanhã, porque amanhã ... é sempre tarde e nalguns casos, pode ser longe demais.

O António tinha só mais 12 anos do que eu. Está-me a apetecer ir comprar um Porsche, daqueles a sério, já amanhã, e brincar muito, e celebrar a vida e os brinquedos. Ou um Ferrari, que é mais o meu genero. Há mais de uma década que digo para mim e para os meus amigos, meio na brincadeira meio a sério, que um dia hei-de ter um Ferrari á sério, para brincar. É muito provável que não o vá fazer amanhã, e é até natural que posso vir a nunca o fazer, mas tambem é natural que me sinta estupido por isso. Mas mesmo que não o faça, hei-de encontrar outras formas de ser ainda mais menino do que fui ontem e hoje. O Ferrari é um token, um simbolo do que quero afirmar, não um fim em si. O Porsche idem aspas. Importante é que saibamos brincar hoje, porque sabe-se lá o que nos vai derrubar já amanhã.

É bonito ser-se recordado como o António está a ser, pelos seus colegas e amigos. Não pelo seu poder, não pelo seu dinheiro, não pelo seu sucesso, mas pelo seu talento e humanidade. É o melhor que nos pode ficar, depois de cá deixarmos tudo o resto.

Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Pontos: 2085

default Re: O António partiu...

Mensagem por MClara em Sex Jul 30, 2010 3:41 pm

Pois é... Mais uma perda, ficam as recordações.
Sempre nos deparamos sempre com espanto perante o facto mais natural da Vida que é a Morte, seja de que forma ela nos leve os entes queridos ou apreciados.
Mas é a maior certeza que temos, é a tal Morte que nos leva a todos um por um.
Aliás a Vida é tão breve sempre que deviamos tentar apreciar e valorizar mais o que temos e quando está nas nossas mãos usufruir. No entanto não o fazemos e o Material da Vida assume propoções esmagadoras da nossa atenção .
António Feio por estranho que possa parecer nao o lembro das conversas da treta, mas sim de testemunhos de vida que ele foi dando de forma séria e simplicidade.
Que descanse em Paz, porque por fim acabou o Sofrimento, a dor, para nós resta a Saudade

MClara
Admin

Emprego/lazer: Varios
Pontos: 1310

default Re: O António partiu...

Mensagem por pedrolino em Sab Jul 31, 2010 4:40 am

Raul Solnado... Saramago... e agora António Feio! Ninguém cá fica - é certo. Mas fica a memória de grandes personalidades para a cultura portuguesa. Valha-nos isso.

Paz à(s) sua(s) alma(s).

pedrolino
Membro Activo
Membro Activo

Emprego/lazer: Estudante
Pontos: 963

http://aboia.blogs.sapo.pt/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: