Galeria

Últimos assuntos
» PRÉMIOS MEO XLPARTY BRAGATECH 2012
Ontem à(s) 10:29 am por PTGAMERLAN

» Portugal não é só Lisboa e Porto
Sex Maio 18, 2012 11:36 am por On Line

» Gina Marrinhas em OLiveira de Azemeis
Seg Maio 14, 2012 4:57 pm por MClara

» Victor de Sousa e Luisa Amaro
Seg Maio 14, 2012 4:03 pm por MClara

» A mae…
Dom Maio 13, 2012 7:32 am por Filipe Martins

» Ponto de fusão
Dom Maio 06, 2012 12:52 pm por MClara

» A OUTRA MENSAGEM
Dom Maio 06, 2012 12:20 am por MClara

» QUANTO PODE VALER UMA BANDEIRA?
Sab Maio 05, 2012 7:22 pm por Filipe Martins

» Play Zon Pes Cup
Sex Maio 04, 2012 11:34 pm por PTGAMERLAN

» Sessão de Apresentação do livro "O ÚLTIMO IMPÉRIO" de Tiago Moita
Qui Maio 03, 2012 12:16 pm por MClara

» Todos os caminhos vão dar a UL
Qua Maio 02, 2012 5:05 pm por MClara

» PROVA QUALIFICATIVA DE TRAMPOLINS 2012
Qua Maio 02, 2012 4:59 pm por MClara

» Semana da Musica Antiga
Qua Maio 02, 2012 4:45 pm por MClara

» Improvisos com Luiz Avellar e António Vitorino D´Ameida
Qua Maio 02, 2012 4:33 pm por MClara

» MEO XLParty BragaTech 2012
Qua Abr 18, 2012 12:24 pm por PTGAMERLAN

» A Pontualidade da cor
Sab Abr 14, 2012 12:13 pm por MClara

» Apenas serà, uma outra Pàscoa?
Seg Mar 26, 2012 6:42 pm por Filipe Martins

» Castelo de Vide - Camerata Lusitana
Seg Mar 19, 2012 9:07 pm por MClara

» Gina Marrinhas em Aveiro
Ter Fev 28, 2012 3:06 pm por On Line

» E tu vais ficar em casa?!
Ter Fev 28, 2012 11:12 am por PTGAMERLAN

» Luisa Amaro em Concerto
Sab Fev 25, 2012 5:29 pm por On Line

» Luisa Amaro em Lisboa - 8 de Março
Qua Fev 22, 2012 8:18 pm por On Line

» Boas tardes
Qua Fev 22, 2012 7:13 pm por Isabelita

»  Hoje SONHEI.
Sab Fev 11, 2012 3:53 pm por Filipe Martins

» Clube Macinhatense - 84º Aniversário
Qua Fev 01, 2012 3:52 pm por MClara

Login

Esqueci minha senha

Facebook
Forum Generalista Português

Forum Generalista Português

O Tempo não pára!
Tradutor - on - line
Volte sempre
Volte Sempre
Visitantes
tema
PT
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

CULTURA DA TRADIÇÃO 5 5 3

CULTURA DA TRADIÇÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default CULTURA DA TRADIÇÃO

Mensagem por LINO MENDES em Sab Abr 24, 2010 11:34 pm

Conversas

para uma Cultura da Tradição

UM POVO SEM MEMÓRIA NÃO EXISTE

Sem dúvida que para cada um de nós a nossa terra é sempre a melhor. Não pelo facto de na mesma se ter nascido, o que até pode ter acontecido por um simples acaso, mas porque ligado a ela nos formámos, naturalmente nela encontramos as nossas raízes— que nos caracterizam e enriquecem nas diferenças.

É a Etnografia e o Folclore. São astradições ,sãoos usos e costumes a marcarem um meio quando ainda não influenciado por padrões universais .E são essas RAIZES que hoje ,mais do que nunca, interessa preservar e constituem a nossa afirmação neste derrubar de fronteiras na Europa como no Mundo.

É QUE UM POVO SEM MEMÓRIA NÃO EXISTE, pelo que é preciso que este País, que é o nosso, vá sendo construído em português. O que não significa um erguer de barreiras, um delimitar de fronteiras a não ser as culturais .Porque é nas diferenças que o convívio entre os povos se consolida, assim como na identidade se reforça a evolução natural das coisas.

É a maneira de ser e de estar que caracteriza um povo. E por isso mesmo, quando hoje se pretende definir o que é um homem culto, uma certeza de imediato se perfila ---a de que não importa a soma de conhecimentos, se ignorada for a realidade do meio em que nos inserimos, nos formámos. Verdade esta que, sem manipulações, deve estar presente a partir dos bancos da Escola, já que a criança só sabe ( e pode)amar aquilo que não desconhece.

Temos, pois, que importa compreender e defender o nosso património, a nossa identidade, até porque o desenvolvimento só coabita com uma população culturalmente evoluída, o que não pode acontecer no desconhecimento das raízes que nos definem, no ignorar das memórias do povo que somos.

É, pois, um facto ,que um povo sem memória não existe. Há por isso que a preservar investigando ,reconstituindo e divulgando.

LINO MENDES
Visitante
Visitante

Emprego/lazer: leitura,espectáculos....
Pontos: 911

default Re: CULTURA DA TRADIÇÃO

Mensagem por LINO MENDES em Dom Abr 25, 2010 7:40 pm

Gostaria que estas "conversas" que aqui vou colocar, se transformem em frutuoso "diálogo",quer referindo aquilo com que não concorda,quer falando no que não entendeu.

Um abraço
Lino Mendes

LINO MENDES
Visitante
Visitante

Emprego/lazer: leitura,espectáculos....
Pontos: 911

Mensagem por Jotace em Seg Abr 26, 2010 11:30 pm

Olá Lino!

Primeira questão: este textos e os próximos (a julgar pelo que disse atrás) são de sua autoría? É um pormenor importante.

Sobre o assunto com que iniciou as suas conversas, sou, obviamente defensor da perservação das nossas tradições e identidade cultural, em geral. Haverá uma ou outra excepção que eu deixaria morrer de bom grado, sendo um exemplo claro disso, as touradas. Não sou fundamentalista em relação ao assunto, mas passaria bem sem elas. Encaro-as como uma tradição algo bárbara, e desadequada da época em que vivemos e do nivel civilizacional que reclamamos para nós próprios, enquanto Europeus. Mas antes assim como somos, do que como em Espanha. Gosto de ver as pegas, porém. Homem contra touro, sem armas. Um duelo justo.

No que respeita ás restantes tradições, existem algumas vertentes das mesmas que não se enquadram no meus gostos, e ás quais sou, portanto, indiferente. estou a falar por exemplo das nossas floridas porcelanas tradicionais, ou dos cantares folclóricos do Minho (que ao fim de 5 minutos me deixam com os nervos em franja e vontade de fugir para o mais longe possivel).
Sei, porém, que isso é parte do somos nós enquanto povo com séculos de história, e que portanto deve ser perservado, pela perspectiva documental que encerra (já que do ponto de vista musical... 'BALHA-ME DEEEEEUS!'). Shocked Laughing

Apareça mais vezes, que nós andamos por cá. Smile

Jotace
Membro V.I.P.
Membro V.I.P.

Pontos: 2085

Mensagem por FioscomHistoria em Ter Set 14, 2010 10:22 pm

Gostava em primeiro lugar de dar os parabens ao Lino Mendes pelo interesse dos seus comentarios sempre muito bem fundamentados. Como ja me apresentei em posts anteriores, estou a fazer uma investigação sobre tradições portuguesas e artes populares, e no seu texto consiguiu descrever numa unica frase o panorama que tenho encontrado: só se ama o que não se desconhece.
As informações sobre as tradiçoes artisticas portuguesas encontram-se tão espalhadas e pouco organizadas que só com muita vontade se chega lá. Além do folclore e das touradas é muitas outras tradições que estamos a deixar perder. Deixo como exemplo existir apenas uma senhora, com cerca de 80 anos, a conhecer os segredos e técnicas dos teares de linho algarvios.
Não é dificil notar a confusão e a perca das tradições, basta entrar numa feira de artesanato, de facto encontramos mais bancas de artesanato que em anos anteriores, mais artesanato tradicional, artesanato do nosso é muito raro, e feito por pessoas isoladas, com uma idade avançada, que se queixam de ninguem querer aprender. O artesanato contemporaneo tem tendencia a perder as raizes, pouco tem de portugues, pois muito dele é copiado de revistas e sites estrangeiros.
Tambem no artesanto e nas artes populares os conceitos de identidade e das tradições portuguesas devia ser pensado e discutido.

FioscomHistoria
Visitante
Visitante

Emprego/lazer: designer textil
Pontos: 631

http://www.fioscomhistoria.com

Mensagem por Antonio Mendes em Ter Jan 18, 2011 3:58 pm

Lino Mendes é o presidente do Grupo de Promoção S.C.de Montargil, grupo que fundou e que tem ajudado a manter no activo.
São 40 anos a preservar e divulgar as nossas tradiçoes, os nossos usos e costumes.
Apesar de aqui e ali recolher algumas informações, posso garantir que os textos são dele(já são muitos anos a escrever......)
Um abraço.

Antonio Mendes
Visitante
Visitante

Emprego/lazer: Funcionario Publico
Pontos: 499

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: