Recentemente, andava eu numa das minhas voltas pelos escaparates promocionais discográficos de uma grande superficie dei de caras com um certo disco, que eu sabia que havia sido lançado há uns anos, mas que me havia passado ao lado. Captou-me a atenção por um momento, e peguei-lhe. Tinha escrito na capa “Lena d’água – ‘Sempre’ – Ao vivo no Hot Club de Portugal”. De oferta, o DVD do mesmo espectaculo. Portanto, CD + DVD. A foto da capa, de estilo retro, a preto e branco, muito bom gosto, coisa rara. Voltei-o, para ver o preço: 5€ ! Fiquei escandalizado. Assim não há mesmo quem viva de musica em Portugal, e pior ainda, de vendas dos seus discos.
A edição é da Blue Note, uma lendária editora de Jazz americana (o que me surpreendeu, tratando-se de uma brincadeira ‘made in Portugal’ de uma cantora que não era nem de perto nem de longe ligada ao Jazz).
Por 5€, comprar um CD e um DVD de uma cantora de cuja voz gosto, numa experiencia singular feita num local singular como o Hot Club, era uma tentação há qual não podia dizer que não. E assim... veio comigo para casa!

Carca de metade das canções apresentadas fazem parte do espólio de carreira da Lena, embora tenha tambem incluido algumas versões de canções de Jorge Palma, Sérgio Godinho, Zé Mário Branco e António Variações. A musica... é que é outra. Ouvir tudo isto com uma banda sonora integralmente jazzistica é que se revelou uma experiencia surpreendente. É claro que há alguns temas que resultaram melhor que outros, mas o resultado geral é muito bom. Os musicos são todos nacionais, a gravação é de optima qualidade, deixando transparecer toda a acolhedora ambiencia sonora do minusculo espaço do Hot Club, e o palco sonoro que a gravação nos permite usufruir coloca-nos lá dentro, dentro da sala, dentro da musica. Relaxante, e surpreendente o trabalho que Lena conseguiu fazer, especialmente se lhe dermos o devido desconto, pois ela não é uma cantora jazz. As canções são interpretadas como nós as conhecemos, mas com o necessário jazzy feeling para encaixarem o melhor possivel nas refinadas derivações e divagações instrumentais dos 4 musicos convidados: Bernardo Moreira, João Moreira, André Fernandes, Marco Franco.
Se já valeria os 15€ que decerto custava no inicio da sua promoção, por 5€ foi um achado. Provavelmente ela vendeu umas dezenas de exemplares desde que foi lançado. O atrevimento de querer fazer algo diferente, para melhor, paga-se caro, em Portugal. É lamentável...
Se encontrarem, comprem. Tem CD, e DVD! E musica! E para aperitivo, aqui fica um videozito de um dos temas: “A noite passada” – Sérgio Godinho.
http://www.youtube.com/watch?v=nNCLXx31mHk
Têm tudo e mais um par de botas acerca deste disco, inclusivamente podendo ouvir excertos de todas as faixas, aqui neste link:
http://www.desorgan.com/clientzone/emi/lenaagua/