Últimos assuntos
Login
Facebook
Forum Generalista Português
O Tempo não pára!
Tradutor - on - line

Buscar
Mais uma do tuga
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Mais uma do tuga
Esta coisa de serem quase 4 da manhã, estar de férias e com os horários um pouco desregulados, fazem-me pensar no seguinte.
Que mania é esta, que o português tem, em baptizar os putos logo quando são pequenos, e pô-los imediatamente na catequese, em que na maior parte dos casos os pais da criança nem vão à missa, nem acreditam em nada dessas coisas?
Reflictam e respondam, se souberem.
Se não souberem, podem responder na mesma.
Ou então, não.
Que mania é esta, que o português tem, em baptizar os putos logo quando são pequenos, e pô-los imediatamente na catequese, em que na maior parte dos casos os pais da criança nem vão à missa, nem acreditam em nada dessas coisas?
Reflictam e respondam, se souberem.
Se não souberem, podem responder na mesma.
Ou então, não.
Re: Mais uma do tuga
Não me parece que isso seja um caracteristica portuguesa. Parece mais ou menos comum que, em sociedades marcadamente religiosas (sejam católicas, muçulmanas ou outras) os pais introduzam os filhos o mais cedo possivel no caminho da sua (ás vezes suposta) fé, mesmo que isso represente apenas um acto simbólico, como é o caso do batismo católico dos bébés.
Concordo que faz muito mais sentido que o acto publico que assinala a conversão de alguem a uma crença ou credo seja exercido quando a pessoa já tem plena consciencia dessa decisão.
Porém, como sabes, até existe pressão social para batizar as criançinhas, tanto da parte da familia, como muitas vezes por parte de instituições (como os colégios, por exemplo), e como tal, ainda que os pais sejam uns bandalhos de gente no seu dia-a-dia, e que só vão á igreja nos casamentos e funerais (e tantas vezes até ficam á porta, para não aturar a seca), lá batizam os meninos para não parecer mal, ou não serem discriminados socialmente.
Tradições são tradições, e quem as discute ou questiona é um herege, ou um chato do caraças, ou ambos. E para não criar atritos com quem não compreende o ponto de vista alheio, ás vezes há que subir acima deles, e aceitar sermos hipocritas conosco próprios a bem da felicidade das menos flexiveis mentalidades tradicionais.
'Tá-se mesmo a ver que deves ter algum batismo á porta, não?
Concordo que faz muito mais sentido que o acto publico que assinala a conversão de alguem a uma crença ou credo seja exercido quando a pessoa já tem plena consciencia dessa decisão.
Porém, como sabes, até existe pressão social para batizar as criançinhas, tanto da parte da familia, como muitas vezes por parte de instituições (como os colégios, por exemplo), e como tal, ainda que os pais sejam uns bandalhos de gente no seu dia-a-dia, e que só vão á igreja nos casamentos e funerais (e tantas vezes até ficam á porta, para não aturar a seca), lá batizam os meninos para não parecer mal, ou não serem discriminados socialmente.
Tradições são tradições, e quem as discute ou questiona é um herege, ou um chato do caraças, ou ambos. E para não criar atritos com quem não compreende o ponto de vista alheio, ás vezes há que subir acima deles, e aceitar sermos hipocritas conosco próprios a bem da felicidade das menos flexiveis mentalidades tradicionais.
'Tá-se mesmo a ver que deves ter algum batismo á porta, não?

Jotace- Membro V.I.P.

Pontos: 2084
Por acaso não.
Apenas me lembrei disso porque ainda há poucos dias falei nesse assunto do baptismo com os amigos meus.
Acho que, lá no fundo, até tem a sua piada. Mas acho que deveriam ser os filhos a decidirem, quando tivessem mais idade. Enfim, opiniões.
Apenas me lembrei disso porque ainda há poucos dias falei nesse assunto do baptismo com os amigos meus.
Acho que, lá no fundo, até tem a sua piada. Mas acho que deveriam ser os filhos a decidirem, quando tivessem mais idade. Enfim, opiniões.
Yo no creo en brujas, pero que las hay, hay.
Just in case...
Just in case...
WiseMax- Membro Activo

Emprego/lazer: Dolce farniente
Pontos: 1568
Apesar do Batismo ser meio imposto por tradição e talvez por isso a Igreja Católica Apostolica Romana sobreviva até hoje como Religião, um dia sempre podemos escolher outra Religião, Fé, Crença, seja lá o que lhe queiram chamar.
Mas o verdadeiro Tuga como apelida o Pedro Lina, só vai á Igreja 3 vezes na vida, Batismo, casamento e funeral
, não seja a Igreja, apenas mais uma fornecedora de serviços que convém ter á mão! 
Mas o verdadeiro Tuga como apelida o Pedro Lina, só vai á Igreja 3 vezes na vida, Batismo, casamento e funeral

Isabelita- Membro Efectivo

Emprego/lazer: ...
Pontos: 1365
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: